domingo, 13 de maio de 2012

Na cabeça da Noiva

Como prometido, vim falar sobre o véu, mas quis mostrar também outras opções, para as noivas que não querem seguir com a tradição.

Voilette
A palavra francesa se refere ao véu que cobre o rosto ou apenas uma parte dele. Ele pode ser preso em um chapéu, em um pente de fixar nos cabelos, mas é muito comum o uso com uma flor de tecido. É perfeito para as festas ao ar livre e dá uma carinha vintage e delicada.

Véu Curto
Esse tipo de véu alcança o queixo ou até, no máximo, acima do busto e pode ser usado junto com um véu longo. É perfeito para cobrir o rosto da noiva na entrada da igreja até o altar.

Longo Simples
Composto de apenas o tule, o comprimento cai sobre o vestido e a cauda.

Catedral
Esse tipo de véu se estende além da cauda do vestido, sendo o mais formal de todos.

Mantilha
Véu espanhol que encobre a cabeçe, mas não o rosto, e pode ter diferentes comprimentos. Geralmente possui a barra de renda.

Muitas opções, não é? Mas, e quanto ao acabamento do véu? Além do simples, composto somente de camadas de tule, separei 2 tipos de acabamento mais utilizados, com viés de cetim e o rendado.


Acabamentos

O Acabamento em Viés é minimalista e sofisticado. O viés é uma fita cortada enviesada (45 graus), daí seu nome. Por ser cortada dessa maneira, é possível um acabamento perfeito em formas arredondadas, que é o caso do véu. Pode possuir várias larguras e fica bem em véus de comprimento curto e médio.

Depois de ter feito a montagem, achei uma imagem que mostra bem esse acabamento:

O Acabamento Rendado é o preferido das noivas e dependendo da renda pode dar um ar dramático, romântico, delicado... (Fiz um post sobre os tipos de renda aqui ). Existe também o véu que ao invés de tule é todo rendado. Já na barra, a renda pode contornar o véu todo ou estar apenas em detalhes.

Espero que esse post seja útil para vocês, que esclareça um pouquinho sobre os véus e ornamentações. Bom domingo e feliz dia das mães para as leitoras que já são mamães!

2 comentários:

  1. Posso usar o voilette com um véu longo simples? Acho lindo o véu longo, mas quero usar o voilette o que faço? Help me. Obrigada. Karla

    ResponderExcluir